sexta-feira, 26 de julho de 2013

  • Encontro Nacional de Jornalistas da Força debate as novas ferramentas da comunicação


  • Usar as redes sociais como ferramenta de luta, qual linguagem utilizar, como apropriar a linguagem das redes sociais às do sindicalismo. Esses foram alguns dos temas debatidos no Encontro Nacional de Comunicação da Força Sindical, em Praia Grande, São Paulo, no Auditório dos Comerciários. O Encontro, que faz parte das atividades do 7º Congresso da Força Sindical, reuniu jornalistas do movimento sindical, diretores de imprensa de sindicatos de todo o país, da Força Sindical nos estados e de Federações.

    O objetivo do Encontro era de trocar experiências e fazer uma avaliação da comunicação sindical em todo o país. Foram debatidas as mais variadas realidades, as dificuldades enfrentadas pelos jornalistas e foram propostas ideias para otimizar o processo de comunicação sindical.  A palestrante Ana Brambilla, Jornalista e editora de mídias sociais, falou  como deve ser o trabalho dos jornalistas na era digital, os maiores erros cometidos nas redes sociais e como utilizar essas mesmas redes para conseguir comunicar de forma efetiva. “Foram acrescentadas novas ferramentas que modificam e reconfiguram a rotina de comunicação. Eu concordo que continue acontecendo a entrega dos jornais nas portas das fábricas, mas não é necessário substituir a comunicação tradicional,  é preciso agregar os novos canais”, disse Ana.

    O Secretário de Comunicação da Força Sindical BA e Radialista, Dino Rocha, falou sobre a radiodifusão. Pediu para que não deixem morrer a rádio AM e FM e que todos os canais sejam utilizados de forma conjunta. “O rádio é um veículo que ainda é muito utilizado, precisamos unir as formas de comunicação e não acabarmos com nenhuma.”. Dino ainda afirmou sobre a dificuldade de veicular na mídia as ações do movimento sindical. “Ainda hoje temos muitas dificuldades em veicular as ações do movimento sindical na mídia. Existem alguns blogs, sem profissionais qualificados para o jornalismo, que tentam desestabilizar o trabalho desenvolvido pelas entidades e se não utilizarmos a rádios e as mídias sociais, estaremos reféns deste problema.”. Ana concordou com Dino e ainda disse que as redes servem justamente para que a entidade possa noticiar o que realmente aconteceu e informar o seu público a veracidade dos fatos.

    O Secretário Geral da Força Sindical, o Juruna, também esteve presente e afirmou que a Força Sindical busca cada vez mais instrumentos para dialogar com os trabalhadores. Quem também participou da mesa foi Alexandre Melo, analista das mídias sociais da Força Sindical, além da equipe de comunicação da Fecomerciários. O assessor da Força Sindical Bahia, Bryan Guimarães, e a Assessora de Comunicação do Sintepav Bahia, Sara Regina, prestigiaram o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário