O “cessar-fogo” entre o Sindicato dos Rodoviários de Itabuna e Região e as empresas Rio Cachoeira e São Miguel pode não durar muito. Em audiência no início da semana, na Procuradoria Regional do Trabalho, a entidade chegou a se comprometer a não promover novas paralisações até o dia 14 de maio. No dia 12, haverá audiência na Justiça do Trabalho, que julga quem possui legitimidade para representar a categoria, uma vez que outra entidade – o Sintracol - reivindica esse direito.

O Sindirod, presidido por Joselito Paulo, sustenta que tem representado os rodoviários de Itabuna nos últimos 61 anos e aponta manobra das empresas. “Eles querem enganar até o Poder Judiciário. Isso é má-fé!”, acusa o presidente, acrescentando que a categoria se encontra em estado de greve, com a possibilidade de parar o serviço a qualquer momento.

Assembleias foram marcadas para a próxima terça-feira (11), às 8h30min e às 16h30min, na sede do Sindirod, com a proposta de esclarecer os trabalhadores sobre pontos debatidos na negociação do acordo coletivo e, segundo comunicado da entidade, “informar sobre as manobras judiciais das empresas”.

Segundo Joselito Paulo, a greve será deflagrada “caso os empresários não apresentem em mesa de negociação contrapropostas sérias”. O sindicato aponta uma defasagem salarial de 30% nos últimos 12 anos, por isso pleiteiam esse percentual de reajuste, além da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas, aumento do valor do ticket-alimentação, participação nos lucros, entre outros itens.

Fonte: www.pimentanamuqueca.com.br