quinta-feira, 29 de julho de 2010

Patrões tentam enfraquecer Sindicato


Os empresários das empresas intermunicipais Rota e Águia Branca colocaram em seus murais avisos convocando os trabalhadores a comparecer no Departamento Pessoal para saber quais funcionários irão solicitar vale transporte, e informar que quem solicitasse teria descontados 6% dos seus salários.
Entretanto, o Sindirod rebateu essa atitude das empresas em tentar prejudicar os trabalhadores porque não existe no Acordo Coletivo ou mesmo no Dissídio Coletivo com as empresas municipais de Itabuna referência a vale transporte. O que ficou definido pela em cláusula foi o passe livre. Por isso, os trabalhadores não devem pagar nada nem ter nenhum desconto sobre seus salários, pois não existe autorização para desconto.
“As empresas estão agindo com ilegalidade para tentar prejudicar os rodoviários. Os empresários querem explorar o trabalhador e isso não vamos permitir”, disse Joselito Paulo dos Santos(Pé de Rato), presidente do Sindicato dos Rodoviários de Itabuna e Região, Sindirod.
A decisão do Tribunal Regional do Trabalho em Salvador que julgou o Dissídio dos urbanos substituiu o vale transporte pelo passe livre nas empresas Cachoeira e São Miguel.Portanto, quem tem de pagar o vale transporte são as empresas urbanas como já estão pagando.
A Rota e Águia Branca não foram para o Dissídio e fecham acordo coletivo com o Sindirod estabelendo passe livre para seus funcionários.
Julho 2010
Sindirod


Ligue 73.3613.0477
Assistência à categetoria
fale o Diretor de Plantão na Secretaria
email: sindrod@gmail.com

Um comentário: