segunda-feira, 14 de junho de 2010

"NÃO ACEITAMOS COVARDIA!"

Por Joselito Paulo dos Santos
(pres. do Sindirod)

Recentemente temos observado comentários negativos sobre a negociação coletiva no transporte urbano por parte de meia dúzia de rodoviários simpatizantes da diretoria que quase destruiu o sindirod em Itabuna. Foram comentários com influência de alguns irresponsáveis de forma covarde e mesquinha, coisa que não esperávamos. Mas a vida tem dessas contradições, faz parte da fraqueza de espírito de alguns poucos.

Entretanto, sou pessoa que sempre se pautou pela moralidade, ética e pelo trabalho, todavia esperamos respeito, pois estamos exercendo um mandato na presidência do Sindirod de forma transparente e democrática, na qual todos os atos da presidência e de seus diretores podem ser livremente acompanhados, sem nenhuma censura.

Isso fica mais evidente na negociação coletiva, na qual os trabalhadores participaram das assembléias e decidiram passo a passso o que fazer à medida que as propostas e contra propostas foram colocadas na mesa de negociação.

Infelizimente, as empresas do transporte coletivo urbano de Itabuna partiram para um jogo sujo na negociação deste ano, uma vez que se coligaram com ex-diretores que saíram pela porta dos fundos do Sindirod e até tentaram criar outro sindicato com o apoio dos empresários para prejudicar os rodoviários na última negociação.


Quem acompanhou o processo de negociação coletiva nas assembléia ficou ciente que não havia acordo fechado e o que nós estávamos apresentando no momento, era uma proposta no Ministério Público do Trabalho(MPT) de 6 % no ticket e 7 % no salário e a proposta dos empresários era de 5% no salário, 4% no ticket. Enquanto que a proposta do sindicato foi de 8% no salário, 7% no ticket e 4% como abono. Se a proposta fosse aprovada pela categoria, iríamos levá-la para a audiência do dia 2 de junho no Tribunal Regional do Trabalho(TRT) em Salvador. Mas a assembléia pela manhã aprovou pela maioria, que a proposta dos empresários e do MPT, não era satisfatória e que poderia deixar que fosse até para o dissídio e pela tarde ficou aprovado por uninimidade que não deixasse ira para o díssidio.


A diretoria do sindirod foi para a audiência no TRT no último dia 2 de junho e lá os empresários não aceitaram nenhuma das duas propostas, nem a do sindicato nem a do MPT. O impasse continua e já ficou marcada outra audiência para esta quinta-feira, dia 17 de junho, às 15 horas no TRT em Salvador. Significa dizer que não há motivo para desespero nem comentários infundados e fraudulentos. Por isso, a categoria deve continuar acreditando na diretoria do Sindirod e neste presidente, porque ainda não tem nenhum dissídio marcado até o presente momento!






Joselito Paulo dos Santos(Pé de Rato)


Pres. do Sindirod Itabuna






Junho/2010,mais informações com o diretor de plantão na secretaria. tel > 73.3613.0477. Email. sindrod@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário