sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Senado aprecia Estatuto do Motorista Profissional


O estatuto garante segurança de condutores e passageiros

Apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS) em julho de 2008, o projeto de lei do Senado (PLS) 271/08 institui o Estatuto do Motorista Profissional. O objetivo do autor é regular a atuação, no mercado de trabalho, dos profissionais, empregados ou autônomos, que têm como ofício a condução de veículo automotor utilizado para o transporte de pessoas e coisas ou para a tração de unidades de acondicionamento de carga ou de acomodação de passageiros.
Em sua justificação, Paim explica que a proposta foi baseada em projeto de lei do deputado Ivo José (PT-MG), com a contribuição da deputada Clair Flora Martins (PT-PR). Seu objetivo, argumenta Paim, é “fazer justiça a essa categoria profissional e que sofre com a gama de problemas enfrentados diariamente no trânsito”. Dentre os problemas, Paim lista a poluição sonora, engarrafamentos, superlotação de veículos, tensão e insegurança, como fatores de desgaste emocional e físico.
O estatuto também contém medidas para garantir a segurança de condutores e passageiros. Nesse sentido, determina que o motorista se negue a conduzir veículo que não atenda às normas de segurança estabelecidas em lei e que faça o registro da existência de defeitos ou falhas. O projeto prevê ainda o cancelamento de viagens quando houver circunstância que coloque o transporte em risco.
Fonte:

Matéria publicada pelo Site WWW.cidanotícia.com.br
set/2010 .

Reproduzido pelo Sindicato dos Rodoviários de Itabuna e Região
tel. 73.3613.0477
Fale com o diretor de Plantão na Secretaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário