segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Lula investiu quase sete vezes mais que FHC em rodovias, aponta estudo



Pesquisa da CNT atribui melhora na classificação de estradas aos investimentos realizados no segundo mandato do petista.
Uma pesquisa sobre as rodovias no Brasil divulgada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) mostra que houve melhorias nas condições das estradas brasileiras.
O levantamento aponta que 14,7% das rodovias são classificadas como ótimas, 26,5% como boas, 33,4% regulares, enquanto 17% estão ruins e 8%, péssimas. Na pesquisa anterior, de 2009, a avaliação foi de 13,5% de estradas em boas condições e 45% as regulares. Respectivamente, os índices ruins foram 16% e 7,1%, em uma área total de 89.552 quilômetros.
Segundo o presidente da CNT, Clésio Andrade, a melhoria geral das rodovias brasileiras é reflexo de um maior investimento em infraestrutura. "Tem havido esforço da parte do governo de Lula para o setor de transporte. Isso reflete a melhoria observada no levantamento”, declarou.
O governo Lula investiu R$ 27,71 bilhões em infraestrutura de transportes entre 2007 e 2010, em contraste ao valor investido no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso (1999 a 2002), de R$ 4,15 bilhões.
A pior avaliação é no quesito de sinalização. A qualificação é "pessima" em 17% da área analisada. No ano anterior, esta percentagem era de 12%.
Administração das rodovias
A pesquisa da CNT levantou dados das rodovias federais e também das rodovias sob gestão estadual e concessões. Em ambas constatou-se um aumento no índice da classificação como "ótima" ou "boa".
Em São Paulo, o governo do PSDB e os postulantes a cargos estaduais e federais pelo partido defendem a manutenção do modelo de administração de rodovias, com as chamadas concessões onerosas, em que ganha o leilão a empresa que oferecer mais ônus. Esse valor, repassado aos usuários, resultou nas altas tarifas pagas.
Os tucanos defendem que a única maneira de manter a qualidade das estradas é sob as condições aplicadas nos pedágios de São Paulo, que só neste ano arrecadou quase R$ 4 bilhões nas 227 praças de tarifas.
O candidato do PSDB ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, defendeu recentemente a concessão das rodovias paulistas, chamando as estradas federais de 'estradas da morte' para justificar a adoção de pedágio.
Por outro lado, as rodovias federais apresentam pedágios mais baratos por adotarem outro tipo de concessão, e não cobrarem das empresas nenhum tipo de ônus ou “aluguel”.
A presidenciável petista, Dilma Rousseff, tem se mostrado contrária ao aumento de pedágios e propõe a duplicação de rodovias como a BR 470, em Florianópolis, que liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul, que se encontra em estado regular, segundo a mesma pesquisa.



Com informações da Rede Brasil Atual.
Transportando CNTT-CUT
Secretário Nacional de Comunicação: Célio Barros
Assessoria de Comunicação: Mídia Consulte
Redação: imprensa@cntt-cut.org.br - transportando@cntt-cut.org.br
Siga-nos:www.twitter.com/cnttcut


Nenhum comentário:

Postar um comentário