terça-feira, 24 de março de 2009





RODOVIÁRIOS INICIAM CAMPANHA SALARIAL 2009









































INICIADA CAMPANHA SALARIAL DOS RODOVIÁRIOS











Numa assembléia histórica com a participação maciça de aproximadamente quatrocentos rodoviários, o sindicato dos rodoviários de Itabuna e região aprovou a pauta do acordo coletivo 09/10 que será proposto aos empresários do transporte coletivo, a partir do dia 8 de abril na primeira rodada de negociação. A assembléia aconteceu na última segunda-feira, 23, na sede do sindicato, em duas convocações.

As perdas salarias acumuladas na última década, levaram os rodoviários a definir um piso de R$ 1.162,50 para motorista; R$ 813,75 para cobrador; R$ 930,00 para funcionários da área de tráfego e R$ 697,50 para funcionários administrativos.

Outro ponto da proposta que suscitou muita discussão foi o estabelecimento da jornada de trabalho de seis horas horas diárias, retomando o processo histórico de desoneração física e psicológica dos trabalhadores do setor, que já tiveram jornada de 7 horas diárias e nos últimos anos perderam esse direito com a fixação de jornada de oito horas nos acordos coletivos de trabalho.
Para o presidente do Sindicato dos rodoviários, Joselito Paulo dos Santos(Pé de Rato), as perdas nos últimos dez anos devem-se a falta de compromisso da gestão anterior na defesa da categoria que permitiu a defasagem salarial dos trabalhadores enquanto que os custos operacionais das empresas, com a modernização da frota e adoção de novas tecnologias, foram reduzindos e as passagens reajustadas em percentuais acima da inflação
"Por conta dos prejuízos dos últimos anos e da credibilidade da atual gestão, a categoria está forte, unida e consciente na defesa de seus interesses” , afirmou Pé de Rato.

Hoje, o salário de motorista é R$ 805,00 reais. Já os cobradores recebem cerca de 1 salário mínimo. Há dez anos o piso salarial dos motoristas era equivalente a 3 salários mínimos.

A proposta aprovada pelos rodoviários contempla ainda adicional de horas extras de 100% sobre o valor da hora normal, estabilidade funcional de 24 meses para trabalhadoras em licença maternidade e acidentados do trabalho e adicional de quebra de caixa para cobradores e de 50% da remuneração para os motoristas (dos micro ônibus e executivos) que acumulam a função de cobrador e fim dos salários diferencxiados para os motoristas de fábrica.

Construído, pelos próprios trabalhadores, de forma democrática e com a ampla participação da categoria, o acordo coletivo 09/10, aprovado com a grande participação popular promete mobilizar a categoria em toda a região, já que a idéia da atual gestão do sindirod é unificar os salários e as condições de trablaho para todos os trabalhadores da base do Sindirod que compreende Itabuna, Valença, Itapetinga e Camacan, acabando com os desníveis salariais existentes entre as empresas de Itabuna e das demais cidades, que estão pagando um piso salarial menor para a categoria, criando um apartaid profisisonal




Assessoria de comunicação Social/Ascom
(com apoio da Assessoria Jurídica do Sindirod)
Sindicato dos Rodoviários de Itabuna e Região
www.sindicatodosrodoviarios.blogspot.com
maiores informações: 73.3613.0477










11 comentários:

  1. parabens presidente Pé Rato pela pauta democratica desta campanha salarial 2009

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  2. Isso é que é mostrar serviço....O Presidente está cada dia que passa dando mais orgulho.Parabéns

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  3. parabéns presidente, esperamos que nós que trabalhamos na prestação de contas (a noite) também possamosu sufruir dos nossos direitos e melhor sálario

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  4. Espero que os empresários concientizem que motorista de ônibus é que carrega vidas humanas e deve ser respeitado e valorizado à altura de sua responsabilidade

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  5. Empresários do ramo de transportes de passageiros de Itabuna e região tomem vergonha na cara e paguem o justo para os motoristas

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  6. QUE HISTÓRIA É ESSA QUE OS EMPRESÁRIOS FALAM EM 1000 REAIS, E JORNADA DE TRABALHO PARA 0800 HORAS???? É DA COM A MÃO E CHUTAR COM A PERNA NÈ???

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  7. ainda eh pouco pela nossa responsabilidade com tantas vidas.

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  8. Este comentário foi removido pelo autor.

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  9. essa empresa sao miguel nao vale nada
    só pensa em ganhar dinheiro
    colocando os motorista para fazer 2 funçoes
    cobrar e dirigir ao mesmo tempo isso tem q acabar
    isso ñ existe em lugar nenhum...e ainda colocando em risco a vida dos usuarios...

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  10. A Secretaria Municipal de Transportes começa a divulgar o ranking das empresas de ônibus com o maior número de reclamações dos passageiros. A relação será liberada a cada três meses e servirá de parâmetro para ações pontuais dos fiscais. De novembro de 2009 a janeiro de 2010, as cinco empresas co...

    Interessante seria saber se os prestadores desse tipo de serviço motoristas, cobradores, fiscais e despachantes estão satisfeitos com seus salários... Isso é um grande motivo para baixar esses números citados na reportagem.Em outras cidades como em São Paulo, Minas Gerais, Bahia, o sindicato apóia e se faz greve, assim o aumento proporcional é conseguido, 10% à 15% de aumento (dissídio). No Rio de janeiro o sindicato não ajuda para que tenham um salário digno como nas outras cidades. Os 3% ou 4% de aumento e o sindicato não se opõe a isso, porquê??? O que falta para que esta reportagem fosse posta em prática??? Soube que há algum tempo atrás os motoristas recebiam 5 salários mínimos, os cobradores 3 salários mínimos e no dia de hoje recebem: motorista aproximadamente 2,5 salários mínimos, cobrador aproximadamente 1,5 salários mínimos. Sem falar da dupla função, o motorista-cobrador que ainda recebe menos. Ficaria grato de receber informações se houvesse mais reportagens sobre esse caso.

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