quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PARTICIPE DA ENQUETE SOBRE O ACORDO COLETIVO


A diretoria do Sindicato dos Rodoviários de Itabuna e regiao está democratizando cada vez mais a construçao da pauta de reivindicaçoes que será levada para a discussao com os patroes na mesa de negociaçao no Acordo Coletivo 2010-2011.
Por isso, o blog www.sindicatodosrodoviarios.blogspot.com está promovendo uma pesquisa para apurar qual deve ser o principal enfoque do próximo Acordo Coletivo cujas discussoes começam dentro de poucos dias nas assembléias promovidas pelo sindicato para construir a pauta de reivindicaçoes.
Para votar na enquente do Sindicato é só clicar numa das opçoes ao lado. Nos primeiros dias de votaçao os rodoviários demonstram preocupaçao com a questao salarial, mas também querem discutir outros pontos com o pagamento das horas-extras e a jornada de trabalho.
Participe!

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fev/2010
Sindicato dos Rodoviarios: 73.3613.0477

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

SINDIROD ORIENTA CATEGORIA SOBRE JORNADA DE TRABALHO

O sindicato dos rodoviários de Itabuna, Camacã, Valença e Itapetinga está incentivando a categoria a observar e anotar os horários da jornada de trabalho.
Nesse sentido está sendo distribuida pela instituição uma tabela de controle diário de trabalho, na qual deverão ser anotadas data,linha, hora de entrada, horas trabalhadas, horas extras, adcional noturno e outras observações.
Os rodoviários reclamam de uma jornada diária de trabalho excessiva. Tanto que a maioria das empresas encontra dificuldade em conseguir se livrar das condenações nas ações trabalhistas por conta deste problema. Além disso, o sindicato dos rodoviários pretente fechar ainda mais o cerco e jogar duro com as empresas.
Para Eduardo Batista, um dos diretores do sindirod, na ponta dessa questão está a problemática do lucro excessivo das empresas que não querem gerar novos postos de trabalho.


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fev/2010
tel.73-3613.0477

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pressão pela Redução da Jornada





A CUT realizou na última terça-feira, 9 de fevereiro, mobilização no interior da Câmara dos Deputados, com o objetivo de cobrar dos parlamentares a aprovação da PEC que reduz a jornada de trabalho semanal para 40 horas, sem redução de salários, e com 75% adicionais sobre as horas extras.


Na parte da manhã, a Executiva Nacional da CUT esteve reunida em Brasília e também aprovou a emissão de uma nota em resposta aos ataques da Fiesp contra as 40 horas semanais.

Confira abaixo nota assinada por Artur Henrique, presidente nacional da CUT.

Redução da jornada é bom para o Brasil

A opinião da Fiesp sobre a redução da jornada semanal de trabalho é sempre a mesma, a despeito do que a experiência prática tem demonstrado ao longo do tempo. Em nota emitida ontem, a Federação tenta ocultar essa mesmice, porém, fica claro que a entidade só tenta adaptar os velhos argumentos de acordo com as suas conveniências.

Em 1988, ano da última redução constitucional da jornada de trabalho semanal, a mesma Fiesp dizia que 44 horas semanais representariam uma tragédia para o Brasil. Nada daquilo que a Fiesp profetizava aconteceu em decorrência de uma jornada semanal menor. Em nome da já conhecida verdade dos fatos, é preciso dizer que momentos de deterioração econômica nos períodos seguintes a 1988 não tiveram ligação com as 44 horas.

Em outra circunstância, observada no primeiro semestre de 2009, a Fiesp saiu em defesa da redução da jornada de trabalho, alegando que a medida impediria milhões de demissões iminentes, causadas pela crise econômica internacional. Parece curioso que uma mesma medida possa aplacar ondas de demissões, num caso, mas causar desemprego, em outro.

É certo que a Fiesp, no início de 2009, defendia também a redução de salário concomitante à redução da jornada. Esse detalhe serve para explicitar as reais razões da Fiesp e para demonstrar o que de fato está em jogo: o que a Fiesp quer é continuar sempre ampliando as margens de lucro, o excedente de capital, e manter o inegável crescimento dos índices de produtividade só para si, sem repartir com os trabalhadores e trabalhadoras aquilo que é fruto direto de sua participação.

Com essa posição conservadora, anacrônica de fato, a Fiesp tenta ocultar benefícios que a redução trará para a maioria da sociedade e para, inclusive, a pujança econômica do Brasil.

Um desses benefícios será a maior possibilidade de os trabalhadores e trabalhadoras qualificarem-se educacional e profissionalmente. Com as extensas jornadas atuais – no setor de comércio e serviços, por exemplo, a média semanal é de até 56 horas em São Paulo, segundo o Dieese –, mais o longo tempo de deslocamento de casa para o trabalho nos centros urbanos, é simplesmente impossível para grandes contingentes de brasileiros investir em sua formação. É bom que se diga: quando a Fiesp e demais entidades reclamam da qualificação da força de trabalho, negam-se a admitir que só aprofundam as dificuldades com posicionamentos como esse em relação às 40 horas.

A redução das atuais 44 horas para 40 horas também pode melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras, dando-lhes mais tempo para ficar com a família, para o lazer, para a cultura e para o que mais lhes aprouver ou for possível.

Isso vai se refletir no cotidiano das cidades, impulsionando o setor de comércio e serviços, e minimizar também os problemas de deslocamento urbano.

A redução da jornada sem redução de salário vai, especialmente, distribuir um pouco dos enormes ganhos que a economia brasileira vem acumulando, com ou sem crise internacional. E vai gerar novos empregos, como demonstram projeções do Dieese.

Trata-se de uma questão de escolha – por parte dos empresários – e de pressão – por parte dos trabalhadores. Por exemplo: em 2009, segundo estudo realizado por uma consultoria e divulgado nesta semana, as empresas brasileiras bateram recorde histórico no pagamento de dividendos. Lucratividade há, o que falta é, infelizmente, espírito nacionalista e projeto de futuro para uma parcela de nosso empresariado.


Escrito por CUT Nacional
09/02/2010
Adaptado e reproduzido pelo
Sindirod Itabuna e regiao

Autor: Artur Henrique, presidente nacional da CUT

domingo, 7 de fevereiro de 2010

WAGNER VENCE ENQUETE DO BLOG DO SINDROD



O atual governador Jaques Wagner venceu a enquete promovida pelo BLOG do Sindirod. Wagner(PT) obteve 57% dos votos contra 39% do ex-governador Paulo Souto(DEM) e somente 1% (um por cento) de Gedel Vieira Lima(PMDB). Bassuma não pontuou. Ao todo foram mais de 500(quinhentos acessos) em vinte dias de votação.
A enquente faz parte da nova fase do site www.sindicatodosrodoviarios.blogspot.com que passa por reformulações para permitir a participação e a interatividade.
O sindrod agradece todas as partipaçoes!


Acesse: www.sindicatodosrodoviarios.blogspot.com
tel: 73.3613.0477
sindrod@gmail.com
Itabuna, Camaca, Valença e Itapetinga

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

OBRAS PARA BENEFICIAR ASSOCIADO DO SINDIROD








Com a finalidade de oferecer mais conforto aos seus associados o sindicato dos rodoviários de Itabuna, Camaca, Valença e Itapetinga acelerou nos últimos dias as obras no salão de festas que também é utilizado para a realização de assembléias com a categoria.
O projeto de reestrutação física do sindirod teve início há mais de um ano desde que a atual diretoria assumiu o sindicato e encontrou o lugar "depenado".
Pelo projeto já em andamento foram recuperados o salão de jogos, a sala de informática, a secretaria e o consultório médico. Nesta fase estao sendo construído dois banheiros e troca de algumas telhas para conter vazamentos no local onde sao promovidas as assembleias.
O tesoureiro do sindicato, Josemiro Alves(Vaca Magra), destacou que o presidente do sindicato, Joselito Paulo(Pé de Rato), já autorizou, inclusive, a compra de duzentas e quarenta cadeiras da marca Tramontina para oferecer uma melhor acomodação aos companheiros que participam das assembléias e reuniõe.
"Esse é um sindicato que nao se cança de buscar o melhor para o trabalhador. E preciso trabalhar pelos direitos, o sindicato também deve oferecer serviços de qualidade como vem fazendo", assinalou Eduardo Batista, também da diretoria do Sindirod.
Nos últimos dias até mesmo o acesso ao sindicato recebeu uma pequena camada de asfalto comprado pelo próprio sindicato.
O presidente Joselito Paulo(Pé de Rato) argumenta a idéia é permitir que o associado busque cada vez mais o sindirod e fortalecer cada vez mais a categoria.

sindirod
fev /2010
73-3613.0477