sexta-feira, 31 de julho de 2009



Lula sanciona lei que libera os mototaxistas em todo o país



Ignorando apelos do Ministério da Saúde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou ontem(29.07.09) a lei que regulamenta os mototaxistas. Segundo estimativas da categoria, há hoje no país 500 mil profissionais em atividade em 3.500 municípios. Com a lei, o número deve aumentar.

A sanção vai na contramão do que pensava o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Quando o projeto foi aprovado no Congresso, ele o classificou como "preocupante" devido aos altos índices de mortes por acidentes de moto --pelo menos 19 por dia, segundo os dados mais recentes.

Para Flávio Emir Adura, presidente da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), a lei está "na contramão da vida". Segundo ele, o número de mortes no trânsito envolvendo motos deve duplicar, já que os passageiros, muitas vezes, não estão preparados para esse transporte.

Ao anunciar a sanção, o ministro Márcio Fortes (Cidades) disse que a lei traz avanços ao estabelecer requisitos básicos de segurança para os mototáxis. "Não podemos fechar os olhos à realidade. Essa atividade já existe e precisava ser regulamentada", afirmou.

A lei traz exigências como colete de segurança e curso especializado para transportar passageiros em motos. A atividade só poderá ser exercida por maiores de 21 anos e ter dois anos de experiência com motos.

Haverá também uma regulamentação da lei com a duração dos cursos de habilitação e itens de segurança. Uma das possibilidades é obrigar os profissionais a oferecerem toucas higiênicas aos passageiros.




Gilberto Yoshinaga - Folha de S. Paulo
do Jornal Agora de São Paulo

Rodoviários mostram orgulho pelo sindicato

Um ano depois de ter começado um trabalho de reestruturação e resgate da confiança dos trabalhadores a nova diretoria do Sindicato dos Rodoviários de Itabuna, Camacã,Camamu, Valença, Itapetinga tem sido supreendida com depoimentos espontâneos da categoria.
Ações como o resgate da credibilidade da conciliação prévia, reinuguração do salão de beleza e principalmente da bem sucedida negociação coletiva enchem de orgulho a categoria.
"Agora a gente pode bater no peito e dizer que temos um sindicato forte", comentou Valmir Almeida, motorista aposentado que já trabalhou para as empresas Águia Branca, Viação Itapemirim e São Geraldo. Até 1999 Valmir Almeida chegou a ser suplente de uma das diretorias do Sindirod, mas após deixar a instituição viu o sindicato se omitir na luta pelos direitos da categeria rodoviária. Para ele, atualmente o Sindicato dos Rodoviários de Itabuna e região está escrevendo uma nova história, a começar pelo primeiro Acordo Coletivo celebrado recentemente, que devolveu direitos básicos aos trabalhadores.
"Graça a Deus temos agora um Sindicato forte, que busca resolver os problemas", comemorou.
Outro motorista que também falou da nova gestão foi Antônio Macedo (Neto). Evangélico, morador do povoado de Cafundó em Itapitanga, ele afirmou que não perde a oportunidade de visitar o Sindicato, onde encontra serviços no salão e tem oportunidade de esclarecer dúvidas com relação a seus direitos trabalhistas. "Toda vez que venho aqui encontro sempre o presidente ou algum membro da diretoria. Isso demonstra que há uma responsabilidade conosco", finalizou.

O sindicato dos rodoviários funcina diariamente a partir das 7:30 horas, de segunda a sexta-feira, próximo a rodoviária de Itabuna. Todos os dias é grande a movimentação no local, por conta dos serviços oferecidos. A atual diretoria tem desenvolvido uma campanha por novas filiações e pretende ampliar o oferecimento de novos serviços à categoria, como assistência médica e convênios com faculdades para os rodoviários que almejam cursar o ensino superior, possam obter um desconto nas mensalidades.

quinta-feira, 30 de julho de 2009


OBRAS DE FERROVIA COMEÇAM EM DEZEMBRO


A Valec, empresa do Ministério dos Transportes que cuida de grandes construções relacionadas à pasta em todo o Brasil, anunciou que as obras da Ferrovia Oeste-Leste deverão ter início em dezembro. As intervenções correspondem ao trecho Ilhéus – Caetité, que tem 530 km de extensão e liga os dois extremos do estado.

Segundo a Valec, as obras saem independentemente da realização do leilão de subconcessão e que há R$ 370 milhões disponíveis para o processo em 2009. Toda a ferrovia deverá ser financiada por recursos próprios do governo e provenientes das subconcessões. Estas, no entanto, deverão ser feitas apenas no ano que vem porque, de acordo com a Valec, a condição de crise que a economia mundial atravessa não viabiliza a abertura do processo.

julho 29th, 2009

Do Bahia Notícias

terça-feira, 28 de julho de 2009

CUT, centrais e movimentos sociais preparam Jornada Nacional Unificada



O Brasil vai às ruas no dia 14 de agosto. Os trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade unidos contra a crise e as demissões, por emprego e melhores salários, pela manutenção dos direitos e pela sua ampliação, pela redução das taxas de juros, na luta pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários, pela reforma agrária e urbana e em defesa dos investimentos em políticas sociais.

A crise da especulação e dos monopólios estourou no centro do sistema capitalista mundial, os Estados Unidos da América, e atinge todas as economias.

Lá fora - e também no Brasil -, trilhões de dólares estão sendo torrados para cobrir o rombo nas multinacionais, em um poço sem fim. Mesmo assim, o desemprego se alastra, podendo atingir mais de 50 milhões de trabalhadores.

No Brasil, a ação nefasta e oportunista das multinacionais do setor automotivo e de empresas como a Vale do Rio Doce, CSN e Embraer, levou à demissão centenas de milhares de trabalhadores e trabalhadoras.

O Governo Federal, que injetou bilhões de reais na economia para salvar os bancos, as montadoras e as empresas de eletrodomésticos (linha branca), tem a obrigação de exigir a garantia de emprego para a Classe Trabalhadora como contrapartida à ajuda concedida.

O povo não é o culpado pela crise. Ela é resultado de um sistema que entra em crise periodicamente e transforma o planeta em uma imensa ciranda financeira, com regras ditadas pelo mercado. Diante do fracasso desta lógica excludente, querem que a Classe Trabalhadora pague pela crise.

A precarização, o arrocho salarial e o desemprego prejudicam os mais pobres. Nas favelas e periferias. É preciso cortar drasticamente os juros, reduzir a jornada de trabalho sem reduzir salários, acelerar a reforma agrária e urbana, ampliar as políticas em habitação, saneamento, educação e saúde e medidas concretas dos governos para impedir as demissões, garantir o emprego e a renda dos trabalhadores.

Com este espírito de unidade e luta, vamos realizar em todo o país grandes mobilizações.

Não às demissões! Pela ratificação das Convenções 151 e 158 da OIT*! Redução dos juros! Fim do superávit primário! Redução da jornada sem redução de salários e direitos! Reforma agrária e urbana, já! Fim do fator previdenciário! Em defesa da Petrobrás e das riquezas do pré-sal! Por saúde, educação e moradia! Por uma legislação que proíba as demissões em massa! Pela continuidade da Valorização do salário mínimo e pela solidariedade internacional aos povos!

* A Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho - OIT regulamenta a negociação coletiva no serviço público, enquanto a Convenção 158 restringe a demissão imotivada dos trabalhadores

Organizadores:

CUT, CGTB, CTB, NCST, UGT, Intersindical, Assembleia Popular, Cebrapaz, CMB, CMP, Conam, FDIM, Marcha Mundial das Mulheres, MST, MTD, MTL, MTST, OCLAE, UBES, UBM, UNE, Unegro/Conen, Via Campesina, CNTE, Círculo Palmarino, Consulta Popular

fonte: site da cut Bahia
julho de 2009

domingo, 26 de julho de 2009


TRANSPORTE DE ROMEIROS SERÁ VISTORIADO PELA PRE

A Polícia Rodoviária Estadual fará vistoria nos caminhões que irão para a Lapa, transportando passageiros. O objetivo é autorizar o transporte de passageiros em veículos de carga e fiscalizar o cumprimento das exigências estabelecidas pelo Código Brasileiro de Trânsito.

Os veículos necessitam de condições mínimas para a concessão de licença, a exemplo de bancos com encosto, fixados na estrutura da carroceria; carroceria com guardas altas em todo o seu perímetro, em material de boa qualidade e resistência estrutural; cobertura com estrutura em material de resistência adequada.

A vistoria será feita nos próximos dias 29 e 30, a partir das 8 horas, na sede da PRE, na avenida José Soares Pinheiro.

fonte: www.pimentanamuqueca.com.br
julho 26th, 2009


25 de julho: Parabéns aos trabalhadores que transportam o progresso do País




O Sindicato dos Rodoviários de Itabuna e Região e a Direção da CNTT-CUT parabenizam todos os trabalhadores rodoviários e rodoviárias pelo Dia do Motorista, celebrado neste sábado 25 de julho. São essas trabalhadoras e trabalhadores que transportam o progresso do nosso País, dinamizam a economia, garantindo o funcionamento do mercado e a vida social. E, mais ainda, garantem o transporte de trabalhadores para seus locais de trabalho, de seus filhos para as escolas, para as festas, para os estádios de futebol e para os sindicatos. Transportam também os empresários e executivos para fechar seus negócios e os políticos. E carrega-se por ar, por terra e por mar...O ramo de transportes define-se como aquele que presta serviços, o que provê serviços essenciais à população, ou melhor, “é um gênero de primeira necessidade". O Sindicato dos Rodoviários e a CNTT-CUT orgulham-se em representar e defender os direitos dos trabalhadores deste setor e também todos os modais de transportes.
Direção

Assessoria de Comunicação da CNTT-CUT

quarta-feira, 22 de julho de 2009


Em 1949,ano de fundação do Sindicato dos Rodoviários de Itabuna e região, comemoramos juntos o Cinquentenário de Itabuna. Hoje, temos o orgulho de fazer parte da história dessa cidade, transportando com responsabidade seus filhos e aqueles que passam por aqui.
Parabéns Itabuna pelos seus 99 anos!

Diretoria do Sindicato dos Rodoviários de Itabuna e Região

segunda-feira, 20 de julho de 2009




Trabalhador tem direito a gratuidade dos uniformes

O departamento de pessoal da Rota tem o Acordo Coletivo nas mãos, e sabe que todos os trabalhadores têm direito a receber o uniforme completo, ou seja, 1 sinto, 3 camisas, 1 gravata 1 par de meia, 1 par de sapatos e 2 calças. Ainda não se sabe a razão e o porquê esse setor se nega a fornecer o uniformes. Será que os donos da empresa impedem o fornecimento ou que querem fazer média à custa dos trabalhadores?
Acordo coletivo é lei! Se não for respeitado, o Sindicato vai adotar as providências legais, além de não permitir de os trabalhadores arquem do próprio bolso com esse custo que deve suportado pelas empresas que faturam milhões.


Rota não cumpre acordo, mas sindicato vai jogar duro!

O sindicato dos rodoviários vai logo avisando: paciência tem limite! Isso porque denúncias da categoria dão conta que a empresa não está cumprindo o Acordo Coletivo que determina para motoristas que dirigem há um ano como “motorista de fábrica”, salário igual ao dos motoristas das linhas intermunicipais.

www.sindicatodosrodoviarios.blogspot.com
julho/2009
maiores informações 73.3613.0477

domingo, 19 de julho de 2009

sexta-feira, 17 de julho de 2009


Presidente do Sindicato dos Rodoviários critica liberações do INSS


O presidente do Sindicato dos Rodoviários de Itabuna, Camacã, Valença e Itapetinga, Joselito Paulo dos Santos(Pé de Rato), condenou a atuação do INSS sobre a forma arbitraria com que trata os trabalhadores que buscam a autarquia para ingressar com o pedido de auxílio-doença.
Além de serem humilhados pelo tratamento desumano praticado pela autarquia que na maioria das vezes nega o pedido de acesso ao benefício, muitos trabalhadores que conseguem acesso ao auxílio doença são liberados em pouco tempo, mesmo não dispondo de boa saúde para retornar ao trabalho.
"Temos recebido denúncias de companheiros com problemas sérios de saúde e que vêm sendo liberados indevidamente pelo INSS para retornar ao trabalho. Ocorre que como as empresas sabem da situação de saúde do trabalhador, os enviam de volta ao INSS ou partem para demissão", explica Pé de Rato.

Esta semana vários motoristas estiveram na sede do Sindirod para denunciar o abuso do INSS. O sindicato tem encaminhado os prejudicados para atendimento jurídico com a finalidade de adotar providencias através de processo na justiça federal contra o INSS.


Quem tem direito ao auxílio-doença
Auxilio Doença

Benefício concedido ao segurado impedido de trabalhar por doença ou acidente por mais de 15 dias consecutivos. No caso dos trabalhadores com carteira assinada, os primeiros 15 dias são pagos pelo empregador, e a Previdência Social paga a partir do 16º dia de afastamento do trabalho. No caso do contribuinte individual (empresário, profissionais liberais, trabalhadores por conta própria, entre outros), a Previdência paga todo o período da doença ou do acidente (desde que o trabalhador tenha requerido o benefício).

Para ter direito ao benefício, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses. Esse prazo não será exigido em caso de acidente de qualquer natureza (por acidente de trabalho ou fora do trabalho). Para concessão de auxílio-doença é necessária a comprovação da incapacidade em exame realizado pela perícia médica da Previdência Social.

Terá direito ao benefício sem a necessidade de cumprir o prazo mínimo de contribuição, desde que tenha qualidade de segurado, o trabalhador acometido de tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, doença de Paget (osteíte deformante) em estágio avançado, síndrome da deficiência imunológica adquirida (Aids) ou contaminado por radiação (comprovada em laudo médico).

O trabalhador que recebe auxílio-doença é obrigado a realizar exame médico periódico e participar do programa de reabilitação profissional prescrito e custeado pela Previdência Social, sob pena de ter o benefício suspenso.

Não tem direito ao auxílio-doença quem, ao se filiar à Previdência Social, já tiver doença ou lesão que geraria o benefício, a não ser quando a incapacidade resulta do agravamento da enfermidade.

Quando o trabalhador perde a qualidade de segurado, as contribuições anteriores só são consideradas para concessão do auxílio-doença após nova filiação à Previdência Social houver pelo menos quatro contribuições que, somadas às anteriores, totalizem no mínimo 12.

O auxílio-doença deixa de ser pago quando o segurado recupera a capacidade e retorna ao trabalho ou quando o benefício se transforma em aposentadoria por invalidez.


sindicato dos rodoviarios de Itabuna e região
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Julho/2009
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MPT vai investigar liberações do INSS




O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia informou nesta semana, uma dia depois de A TARDE denunciar que motoristas com transtorno mental continuam em atividade no sistema de transporte coletivo de Salvador, que vai fazer o levantamento por empresa do número de afastamentos de rodoviários na capital e região metropolitana.
“Inclusive já mandei ofícios ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) pedindo dados de duas empresas”, afirmou a procuradora do Trabalho Ana Emília Albuquerque, coordenadora do Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (Forumat), que congrega 25 instituições públicas e não-governamentais.
Segundo a procuradora, o MPT vai investigar “individualmente (por empresa)” as condições do ambiente de trabalho dos rodoviários, sobretudo quanto à jornada diária. O objetivo é avaliar se há excesso de carga horária que faça necessária a redução da jornada. “Não pode haver extrapolação. Acontece de haver hora extra. A lei determina seis horas, eles chegaram a 7h20 em acordo coletivo, o que já é discutível”, afirmou.
O assessor de relações institucionais do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), Jorge Castro, contestou ontem a afirmação da psiquiatra Luciana Saldanha (edição de ontem) de que há rodoviários esquizofrênicos: “Não há. A esquizofrenia é uma doença que se manifesta antes dos 21 anos, idade mínima necessária para tirar a carteira D”.
Jorge Castro garantiu que não há nenhum rodoviário com transtornos mentais dirigindo em Salvador: “As empresas fazem exames psicológicos periódicos.
Elas pagam clínicas especializadas”.
Segundo ele, os empresários exigem mínimo de 21 anos, experiência com veículos pesados, nenhum registro de infração no trânsito, além da carteira tipo D, dois anos de experiência na tipo B.
A psiquiatra Luciana Saldanha disse ontem que a maioria das empresas tem acatado seus relatórios e afastado os rodoviários com doenças mentais. “Há uns dois anos, elas começaram a levar mais a sério. Mas ainda há algumas que não”, afirmou.
O representante do Setps concordou com a psiquiatra sobre o que chamou de “atitude leviana, irresponsável e criminosa do INSS para resolver problemas financeiros”.
Segundo Castro, a autarquia federal tem gerado um “vácuo” para o trabalhador. A empresa sempre faz exame readmissional.
E quando diz que não está apto, o trabalhador fica sem o seguro”, argumentou.
O presidente do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), Jorge Cerqueira, disse que há muito existem divergências entre médicos-peritos do INSS e médicos-assistentes. “É um discussão recorrente, que sempre está na pauta do dia”, afir mou.
Há quatro anos, o conselho criou um câmara técnica de perícia médica para subsidiar as decisões dos conselheiros da corregedoria do órgão em processos de sindicância que avaliam os laudos do INSS. A coordenadora da câmara, a médica do trabalho Teresa Maltez, afirmou que a maioria dos casos de divergência é mais resultado de uma insatisfação do segurado do que uma falha técnica do perito.
“Temos recebido uma avalanche de pedidos das empresas para atestar a veracidade de laudos médicos, muitos ligados a problemas psiquiátricos”, disse.


fonte: A Tarde / GEORGE BRITO - 15/07/2009

quarta-feira, 15 de julho de 2009



Diretor Eduardo Batista comenta aprovação da redução de jornada de trabalho


Mediante a situação criada pelos efeitos da crise internacional em nosso País, diversos companheiros foram demitidos,por conta da falta de coragem dos patrões, em investir na garantia do emprego dos trabalhadores que pagam a conta pelo fato de ser o menor de todos os problemas patronais. Os trabalhadores são penalizados com a falta de humanidade desses homens que detem o capital.
Diante do exposto , a concluímos que os patrões não dão a menor importância para a a classe operaria que produz a riqueza com sua força de trabalho.
O que se percebe é a queda da qualidade de vida do trabalhodor com a excessiva jornada de trabalho,os baixos salários e condições precárias de serviço.
Por isso, estava mais do que na hora de uma reação para ameniar essa exploração. Nesse sentido, apoiamos a iniciativa da bancada petista na Câmara Federal que aprovou a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais e aumentou o valor da hora extra de 50 para 75%. Estamos aguardando somente o Presidente LULA sancionar a medida.


Eduardo Batista,
Secretário Geral, Sindicato dos Rodoviários de Itabuna e Região
Opinião,Julho de 2009
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tel 73.3613.0477

terça-feira, 14 de julho de 2009

Redução da Jornada de Trabalho é aprovada na Comissão Especial da Câmara


-O projeto segue para plenário em prazo a ser estipulado pela própria Casa

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou em Brasília, a Redução da Jornada de Trabalho sem Redução de Salário Mínimo, de 44 para 40 horas semanais. Agora, o projeto segue para o Plenário da Câmara, em prazo a ser estipulado pela própria Casa.
A CUT e as demais centrais sindicais acompanharam a votação após grande manifestação que pressionou os parlamentares a aprovarem a PEC 321 /95, em tramitação há 14 anos no Congresso Nacional. Figuras históricas da CUT como o ex-presidente, Jair Menegueli, acompanharam a votação.
A reivindicação é bandeira da Central desde sua fundação em 1983 e tem como objetivo gerar mais empregos com carteira assinada. Segundo cálculos do Dieese, a medida pode gerar 2,2 milhões de novos postos de trabalho. No ano passado, as centrais coletaram 1,5 milhão de assinaturas em todo o País, em defesa da redução da jornada, que foram entregues ao Congresso Nacional.
A última redução do período semanal de trabalho ocorrida no País foi na Constituição de 1988, quando a jornada foi reduzida de 48h para 44 horas. Para o relator do projeto, deputado Vicentinho (PT-SP), ex-presidente da CUT, a redução da jornada terá pouco impacto nos custos das empresas, pois a média da duração do trabalho no País já é inferior às 44 horas previstas na Constituição.

Fonte: CUT Nacional com FEM-CUT


Assessoria de Comunicação da CNTT-CUT
Secretário Nacional de Comunicação: Célio Barros
Assessoria de Comunicação da CNTT: Mídia Consulte

segunda-feira, 13 de julho de 2009

PAUTA DE AUDIÊNCIA

13/07/2009

MANHÃ


Nº PROCESSO DEMANDANTE EMPRESA HORARIO
2009.0608 ALTINO JOSÉ DE JESUS SÃO GERALDO 09:00
2009.0609 ELOY JOSÉ DOS SANTOS ROTA 09:10
2009.0611 NAILTON CECILIANO DOS SANTOS ROTA 09:15
2009.0612 NAILTON CECILIANO DOS SANTOS MARCONY CARLLETO 09:20
2009.0613 GERALDO MORAIS COSTA CIDADE SOL 09:25
2009.0610 MAURÍCIO BARBOSA SANTOS SÃO MIGUEL 09:30


TARDE


Nº PROCESSO DEMANDANTE EMPRESA HORARIO
2009.0614 CARLOS CAMPOS DE ALMEIDA ROTA 14:30
2009.0615 JOSÉ SOUZA SANTOS ROTA 14:35
2009.0616 JOÃO RICARDO B. SANTIAGO ROTA 14:40
2009.0617 REGINALDO RODRIGUES BARBOSA ROTA 14:45
2009.0620 ANTONIO ROMUALDO RIOS MENEZES ROTA 14:50


___________________________________
JORGE ITAMAR SANTANA PORTO
Secretário

domingo, 12 de julho de 2009

















Sindicato inicia novas filiações



Depois de um Acordo Coletivo vitorioso, o Sindicato dos Rodoviários de Itabuna e Região iniciou há poucos dias o credenciamento de novos filiados. O sindicato dos rodoviários tem passado nos últimos dezoito meses por um processo de reestruturação. A atual diretoria, já conseguiu desde o ano passado reativar a Conciliação Prévia, reformar e ampliar o salão de beleza e aumentar a sala de informática, além de adquirir equipamentos e reformar uma sala para implantação do consultório médico.
“Os novos filiados irão encontrar um sindicato voltado para prestar serviço à categoria”, assegura Eduardo Batista, da atual diretoria. Ele explica que além dos serviços, o associado terá ainda neste semestre um moderno salão de jogos que será instalado no térreo.
Para Joselito Paulo dos Santos(Pé de Rato), as novas filiações estão acontecendo dentro de um processo natural, no qual a categoria tem reconhecido a credibilidade na nova diretoria do Sindirod. “ Prova disso foi a greve ordeira e legal de uma semana, promovida durante as negociações do Acordo Coletivo 2009-2010”, salientou.

As novas filiações ao Sindicato dos Rodoviários podem ser feitas com os próprios diretores, na sede do sindicato ou nos principais pontos de ônibus. A campanha também abrange os municípios de Valença, Camcan e Itapetinga, onde o sindirod está presente em defesa dos direitos da categoria.


Sindicato dos Rodoviários/ julho 2009
www.sindicatodosrodoviariso.blogspot.com
email: sindrod@gmail.com
maiores informações : 73.3613.0477(Alessandra)

quinta-feira, 9 de julho de 2009


Definida programação em homenagem a São Cristovão











O sindicato dos Rodoviários de Itabuna e região já estabeleceu a programação para o dia do padroeiro da categoria, que é comemorado em 25 de julho. Está prevista uma alvorada por volta das 4 horas da madrugada na sede do sindicato, no Bairro Jardim Grapiúna, próximo à rodoviária de Itabuna. Além disso, no mesmo dia, ocorrerá a tradicional procissão a partir das 15 horas , com saída do bairro Nova Itabuna e chegada na Igreja de São Cristovão, no Emanuel Leão, onde será celebrada uma missa
pelo padre Roque Alves Oliveira. A comemoração pela passagem do dia do padroeiro dos motoristas já ocorre há exatos 36 anos em Itabuna.
A programação em comemoração a São Cristovão segue até o dia 16 de agosto, quando acontecerá um torneio de futebol, que premiará os três melhores times, além do artilheiro e o goleiro menos vazado. O evento está sendo organizado pelos diretores sociais do sindicato: Edson, Dentinho e Alan.
Joselito Paulo dos Santos(Pé de Rato), presidente do Sindicato dos Rodoviários, falou sobre a tradição da festa de São Cristovão, protetor dos motoristas. " Em Itabuna e região o padroeiro dos motoristas é reconhecido pela fé da categoria e as homenagens são justas ao santo padroeiro", explicou Pé de Rato.
"Cristovão" significa "aquele que carrega Cristo". São Cristóvão é o protetor dos viajantes e dos motoristas. Martirizado no século III, possivelmente viveu na Síria. São Cristóvão é, também o padroeiro dos taxistas!



Sindicato dos Rodoviários de Itabuna e Região
sindrod@gmail.com
www.sindicatodosrodoviarios.blogspot.com
maiores informações: 73-3613-0477 (Alessandra)

73.3613-1016 (Paróquia do Emanuel Leão);
73-3613-7605 (Edna Silva- ednasilvashow@hotmail.com).

sexta-feira, 3 de julho de 2009

PAUTA DE AUDIÊNCIA

06/07/2009



Nº PROCESSO DEMANDANTE =================EMPRESA HORARIO
2009.0604 JOÃO PAULO DE JESUS SANTANA SÃO MIGUEL=== 09:00
2009.0607 RODERVAL SANTOS ALVES ========ROTA======== 09:20



___________________________________
JORGE ITAMAR SANTANA PORTO
Secretário